Santuario de Santo Antonio

História da Paróquia de Santo Antônio

    A Paróquia de Santo Antônio foi criada e instalada aos 29 de maio de 1951, desmembrada da Paróquia de São Pedro de Vila Rubim, por Decreto Canônico do 4º Bispo da Diocese do Espírito Santo, Dom Luiz Scortegagna.

     Teve como primeira Igreja a bela Capela de Santo Antônio, construída no ano de 1934, e que sediou a Igreja Matriz  quando a Região se tornou então Paróquia.

     Quarta Paróquia da Cidade de Vitória, depois da Catedral (1748), de São Pedro de Vila Rubim (1926), de Santa Rita de Cássia da Praia do Canto (1935), Santo Antônio, como bairro que crescia, dependente territorialmente da Paróquia de Vila Rubim, transformou-se em uma dinâmica Comunidade Eclesial sob a animação e apostólico trabalho dos Religiosos Pavonianos, que chegaram ao Brasil, precisamente em Vitória, no ano de 1941, e se estabeleceram na região, favorecendo, dez anos depois, a Criação da Paróquia como confirmação do trabalho religioso e social na Comunidade e no bairro.

     Destacaram-se como pavonianos pioneiros o Padre Vittorio Stringari que permaneceu sempre na Vila Rubim e como Capelão da Santa Cassa de Misericórdia, Padre José Amigoni e Irmão Miguel Pagani, em Santo Antônio, até hoje relembrados pelas Obras e Ações que religiosamente empreenderam, tendo sido os três primeiros a chegarem da Itália. Em seguida, no ano de 1947, aportaram, em Vitória, Padre Mateus Panizza, Irmão Antônio Biagini, Padre Norberto Didoni e outros quatro Religiosos, desta feita num total de sete a se alternarem em trabalhos apostólicos e Obras Educacionais entre Vitória e Sul de Minas Gerais. Em 1948, chega Padre Virgínio Steffenini, e na década de cinqüenta tantos outros, inclusive Padre José Riva, Padre Giovanni Pagani, Padre Pedro Cusini, Irmão Luiz Mauri e demais com o vigor e têmpera apostólica, características inconfundíveis dos Religiosos Pavonianos.

     A Igreja Paroquial, chamada Igreja Matriz até hoje, deu lugar desde os anos sessenta ao grande e imponente Santuário, hoje também Basílica, sede definitiva da Paróquia de onde se irradia toda a Ação Evangelizadora e Pastoral da Igreja que forma com as dez Comunidades-Bairros a Paróquia de Santo Antônio.