Museu Ferroviario


O Museu Ferroviário da Vale fica na antiga Estação Pedro Nolasco, no bairro de Argolas, Vila Velha. A estação foi construída em 1927, com o nome de Estação São Carlos. Passou a se chamar Pedro Nolasco em 1935, em homenagem ao engenheiro responsável pela construção da estrada de ferro Vitória a Minas. Restaurado, o prédio da antiga estação abriga, desde 1998, o Museu Ferroviário. E, paralelamente, tornou-se um importante centro de difusão da arte contemporânea, abrigando exposições temporárias importantes, como a artes para crianças (coletiva internacional de arte) e vestidas de branco, de Nelson Leirner, entre outras.

O acervo permanante do Museu Ferroviário é composto por 133 itens, entre peças e fotografias, que contam a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Uma sala especial abriga a maquete de 34m² de área construída, que mostra todo o trajeto da Estrada de Ferro Vitória a Minas e o processo de extração e transporte do minério. A sala da maquete é a alegria da criançada. A maquete foi construída especialmente para o Museu pela Associação Mineira de Ferromodelismo, em escala 1:87 (HO), e mostra desde as minas de extração até o processo de descarregamento dos vagões no porto de Tubarão, no ES.

Outro ítem importante do acervo do museu é a locomotiva a vapor de 1945 - uma das últimas Marias Fumaça compradas pela empresa. Ela foi restaurada e está exposta no pátio externo da estação, como que pronta para partir. Além da locomotiva, fazem parte do conjunto dois vagões de passageiros, de madeira, completamente restaurados, no qual podemos entrar e fazer uma viagem imaginária.

O Museu Ferroviário da Vale é um pacote completo para diversão: além do acervo, das exposições temporárias e da bela paisagem da baía de Vitória, o espaço ainda conta com o Café do Museu, um antigo e charmoso vagão de trem transformado em restaurante e café, que serve um menu mais sofisticado durante a noite e pratos mais simples a baratos no almoço, no sistema de self-service.

Para quem gosta de arte, entretanto, o Museu Ferroviário é o espaço mais rico e dinâmico do estado. Desde sua inauguração ele apresenta obras de artistas que fazem parte da história da arte contemporânea nacional e internacional. As mostras são realizadas na Sala de Exposições Temporárias, localizada no edifício-sede do Museu, e no Galpão de Exposições, um antigo armazém de cargas adaptado para exposições de grande porte.